⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A ecologia industrial é um ramo de estudos novo, que chegou ao Brasil e a alguns países a pouco tempo. Essa área busca prevenir a poluição causada por indústrias, além de promover a reciclagem e a reutilização de resíduos estendendo a vida dos produtos industriais. A ideia central é que recursos utilizados pelas indústrias possam se manter dentro do ciclo de produção, evitando desperdícios e poluição ao meio ambiente.
O termo “Ecologia Industrial” começou a aparecer a pouco tempo atrás na época onde o meio ambiente começou a tomar um destaque em seu cuidado ideal. Adotar a proposta da Ecologia Industrial faz com que a indústria agregue um sistema baseado na economia circular, onde todos os recursos investidos são reaproveitados de alguma forma.
“Durante a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco- 92), que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1992, foi colocada a necessidade de se obter respostas práticas para o conceito de desenvolvimento sustentável. A ecologia industrial é um dos caminhos para responder a questão. As propostas tradicionais são focadas na prevenção e redução de resíduos, enquanto a ecologia industrial entende que pode até ser aceitável e benéfico o aumento da produção de um tipo particular de resíduo, desde que ele possa ser utilizado como matéria-prima em outro processo industrial.” diz o site eCycle.
No Brasil, a área da Ecologia Industrial ainda se desenvolve aos poucos, porém, hoje já é adotada pela maioria das indústrias.
Por mais que está área ainda esteja em etapa de construção, acredita-se que sua importância nos dias de hoje a fará crescer rapidamente e exponencialmente com a criação de novos estudos ambientais.
Acreditamos que a área da Ecologia Industrial seja de suma importância em todos os aspectos e fases de criação de qualquer produto ou projeto, sabemos a importância da preservação do meio ambiente e apoiamos a área. Cuidar do meio ambiente é cuidar de todos nós!
⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀