Ajudando Líderes e Empresas
A Origem da Palavra Estratégia
Essa é uma das palavras mais usadas no jargão empresarial e infelizmente muitas vezes com o sentido equivocado. A palavra vem do grego: stratègós: de stratos (exército) e ago (liderança).
O significado original caracterizava a “arte do general”, que deixou de estar ao lado do exército para estar à distância, no alto das colinas, de onde podia observar o campo, adquirindo um maior potencial para selecionar a melhor posição e o melhor conjunto de ações para vencer a batalha e, por ventura a guerra.
Projetando processos para um futuro incerto
Engenharia não é apenas projetar processos e instalações, para que eles funcionem quando você os “tira fora da caixa” e os liga.
É nesse ponto que o jogo real começa!
Os processos que levam apenas alguns meses ou anos para serem projetados e implementados geralmente operam por muitas décadas, alguns deles operam por séculos. Portanto, é importante considerar todo o ciclo de vida, mesmo que seja muito incerto.
A questão está na tomada de decisão baseada em resultados em curto prazo. É visível o grande desconforto sofrido por Líderes e Empresas nos projetos. Costumamos dizer que estas dores são sintomas de uma doença mais profunda!
A síndrome de apagar incêndios!
Nossa metodologia de trabalho parte de uma visão mais ampla e com propostas ao longo prazo, proporcionando um crescimento ascendente.
Buscando enfrentar os problemas de frente e resolver as dores mais profundas, através de uma análise estratégica dos processos e das instalações.
Além de atentar à legislação brasileira e a internacional, propondo soluções únicas para sanar os problemas mais profundos, respeitando cada tipo de cliente e os diferentes mercados, analisando, dimensionando, construindo e desenvolvendo equipes para necessidades especiais.
Com foco na evolução da Produtividade, da Segurança e Saúde e no Meio Ambiente.
Trazendo assim, prosperidade para a sociedade.
O Nosso Método
Então, aqui estão algumas das perguntas importantes para entendermos a nossa metodologia:
O sistema é confiável e tem um desempenho robusto, além de possuir uma variedade de condições operacionais futuras? Qual é a sua vida útil?
Quão fácil é atualizar ou alterar o sistema adicionando novas funções, recursos diferentes, introduzindo novas tecnologias ou ampliando a sua capacidade?
Como os processos criados pelo homem, como linhas de montagem, atividades complexas e de alta periculosidade, sistemas hidráulicos e elétricos, sistemas de climatização e etc … evoluem com o tempo e existem padrões previsíveis para essa evolução?
É possível desenvolver novas versões ou variantes de um produto fabricado para novos mercados? Quão caro ou lucrativo é isso?
Quando um processo se torna obsoleto ou muito complexo e quando é hora de aposentar e substituí-lo por um novo processo? Como você introduz de maneira ideal um novo processo e continuando a operar o antigo?
Respondemos a algumas dessas perguntas de maneira rigorosa e quantitativa, desenvolvendo novas abordagens integradas baseadas nos princípios de projeto de processos e instalações, planejamento, atendimentos as normas e legislações, engenharia de custos, gerenciamento de tecnologia, gerenciamento de projetos complexos, segurança e desenvolvimento da equipe envolvida, proteção ao meio ambiente, além de estratégia e economia.
Chamamos a nossa abordagem integrada de Engenharia Estratégica.
Engenharia Estratégica é o processo de arquitetar e projetar processos e instalações complexas de uma maneira que explique deliberadamente a incerteza e o contexto futuro, a fim de maximizar o valor do ciclo de vida.
É a extensão do pensamento estratégico ao projeto e operação de processos complexos de engenharia.
Três Pilares da Engenharia Estratégica
Nós chamamos essa abordagem de “Engenharia Estratégica” porque – como um general em batalha – deve-se considerar não apenas o objetivo imediato à sua frente (por exemplo, o produto ou subsistema a ser projetado ou a cidade a ser conquistada), mas os aspectos espaciais e temporais mais amplos do problema.
Como um general que desdobra vários bens e tropas ao longo de uma área espacial e pensa na evolução incerta de uma batalha iminente e possíveis movimentos antecipados ou reativos, engenheiros e gerentes devem pensar mais estrategicamente sobre seu trabalho. O objetivo desta metodologia é tornar a engenharia de processos complexos mais estratégica.
Ajudamos Líderes empresas de visão a tornarem os seus processos e instalações em incríveis vantagens competitivas, através da nossa engenharia estratégica que é sustentada em Três pilares fundamentais, com objetivo do crescimento constante das organizações.
Produtividade
A produtividade de uma empresa representa a eficiência em converter seus insumos em produtos.
Representando mais produtos e menor quantidade de trabalho e insumos.
O índice de produtividade é um dos principais indicadores da economia, atraindo investimentos e entregando valor de mercado para as empresas.
Segurança e Saúde
A segurança e a saúde dos membros da equipe nos processos, tem ligação direta com o valor de mercado de uma organização no caso de uma acidente ou insalubridade.
Nosso diferencial é entender que cada equipe é única, possuindo necessidades especiais, customizamos cada trabalho e treinamento com o objetivo de proteger as pessoas e as empresas de penalidades e injustiças.
Meio Ambiente
A preocupação com o meio ambiente tornou-se um diferencial competitivo, pois as empresas são bem vistas no mercado, valorizadas pelos clientes, geram economia e confiança nos investidores, além de seus colaboradores trabalharem mais satisfeitos, pois participam de todo o processo. Também vale destaque aos prejuízos de empresas que se envolveram em acidentes ambientais.
Como nossos clientes conseguiram resultados significativos em seus projetos, além do sucesso nas fiscalizações e nas auditorias, enquanto outros nem mesmo conseguem se livrar das penalidades trabalhistas?
A questão está na tomada de decisão baseada em resultados em curto prazo. É visível o grande desconforto sofrido por Líderes e Empresas nos projetos.
A nossa metodologia de trabalho parte de uma visão mais ampla e com propostas ao longo prazo, proporcionando um crescimento ascendente.
Buscando enfrentar os problemas de frente e resolvendo as dores mais profundas dos clientes, através de uma análise aprofundada dos processos e das instalações.
A engenharia estratégica, atenta à legislação brasileira, propõe soluções únicas para sanar os problemas, respeitando cada tipo de cliente e os diferentes mercados, analisando e dimensionando as especiais necessidades.
Enfim, buscando incessantemente o objetivo de contribuir para a evolução da Produtividade, da Segurança e Saúde e da Proteção ao Meio Ambiente, focamos em otimizar PROCESSOS e ATIVIDADES não apenas para o uso inicial, mas a longo prazo, além do desenvolvimento humano da equipe.
E fazer isso deliberadamente é o que chamamos de ENGENHARIA ESTRATÉGICA.