Uma explosão em um galpão de uma empresa de resina, localizada no bairro Vila Leire, em Várzea Paulista (SP), deixou cinco pessoas ferias na manhã da quinta-feira do dia 22.
Segundo o corpo de bombeiros, o incêndio teve inicio por volta das 7h após a explosão da caldeira. Os destroços do telhado do galpão da empresa atingiram casas vizinhas. A defesa Civil foi ao local e interditou a área.
Segundo a prefeitura, cinco vítimas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, sendo uma delas em estado grave. O estado de saúde das outras quatro não foi informado.
A prefeitura também informou que a vítima gravemente ferida foi transferida para o Hospital São Vincente de São Paulo, em Jundiaí (SP).
Após laudo de vistoria do local, foi descoberto que a empresa não possuía o auto de vistoria do corpo de bombeiros (AVCB), um documento emitido pelo corpo de bombeiros, que certifica que uma edificação cumpre todas as regras de combate a incêndios. Ele habilita a circulação e a permanência de pessoas nas empresas.
Sem essa documentação, um estabelecimento funciona, mas de forma irregular e não pode garantir a segurança dos seus funcionários e clientes.
Segundo o corpo de bombeiros, a mistura de dois produtos químicos provocou a explosão de uma caldeira que fica no interior da fábrica.
O caso ainda está sendo estidade mais a fundo, porém pode se confirmar que a principal causa da explosão que aterrorizou diversos moradores da região, foi a falta de vistoria e segurança dos sistemas da empresa, que levaram ao grande acidente.