Podemos dizer que todos os processos industriais são suscetíveis a falhas e, consequentemente, podem causar ACIDENTES e DANOS à SAÚDE dos membros da equipe, seja por falha dos equipamentos envolvidos ou por FATORES HUMANOS.
O Risco na atividade industrial pode ser quantificado em função do tipo de indústria, processo de fabricação instalado e nível de intervenção humana. O tipo do processo instalado define as instalações e materiais necessários a serem utilizados. Com estes parâmetros definidos é possível estabelecer o nível de automação e robotização para atendimento do processo. Uma coisa é certa! Não importa o tipo de indústria ou de processo sempre haverá um certo nível de atividade humana evolvida. Para algumas industrias estas atividade podem ser de alta ou de baixa exposição aos perigos eminentes.
Estudos aprofundados no setor industrial revelam que apenas 20% dos acidentes industriais são recorrentes de falhas nos equipamentos e 80% dos acidentes são relacionados com os fatores humanos. Você deve estar se perguntando…Como podemos mudar esse panorama?
Para estes casos vale a aplicação da regra de Pareto, ou seja, foco nas atividades de auto impacto. Vilfredo Pareto era um cientista político e sociólogo que gostava de plantar tomates em casa. Analisando sua produção, ele descobriu que somente 20% dos seus pés de tomate produziam 80% dos seus resultados. Através de estudos comprovou que a teoria poderia ser aplicada em outras áreas da vida.
Analisando o processo industrial podemos nos perguntar…Quais são as atividades de auto impacto que geram resultados significativos?
As indústrias que compartilham da mesma visão e entendem que a evolução dos processos e das instalações desempenham um papel estratégico competitivo, focam na SEGURANÇA e SAÚDE, implantando programas de treinamentos personalizados, com o objetivo de reduzir os Fatores Humanos geradores de acidentes e evoluir a Percepção de Risco dos membros da equipe. Essas organizações estão ganhando resultados significativos na Produtividade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente, além de proteger o seu Valor de Mercado.