Muitas organizações atuantes no mercado comercial, como Shoppings Centers, Lojas, Clubes, Office Buildings, Academias e entre outras, demostram insatisfação com o sistema de climatização atual.
A principal insatisfação é a temperatura elevada do ambiente climatizado que pode resultar no Desconforto Térmico das PESSOAS.
Além disso, também são frequentes as reclamações com relação à sensação de ar pesado e pessoas que ficam doentes ao permanecerem em ambientes climatizados, sejam estas pessoas CLIENTES ou COLABORADORES por consequência do baixo nível de oxigênio ou falta dos parâmetros de controle de qualidade do ar interno como: índices de filtragem e renovação de ar.
Costumo dizer que estes problemas são SINTOMAS de uma DOR mais profunda! Por que não é incomum profissionais de climatização apresentarem custos de implantação sem a elaboração de um Projeto de Engenharia detalhado.
De acordo com a nossa experiência, essa prática não é recomendada, pois esses profissionais passam uma visão errônea para os GESTORES das instalações sobre o panorama atual.
Além disso, o orçamento apresentado pode não atender os requisitos mínimos para o atendimento das normas e das expectativas do cliente com o desempenho da instalação, consumo energético e o pior de tudo… A perda do capital investido.
A Project Engenharia tem como METODOLOGIA a execução de adequações de sistemas existentes e construção de novas instalações somente com a elaboração de um Projeto de Engenharia, pois a atividade descrita tem influência significativa no custo de implantação da instalação.
O atendimento da legislação em vigor, como: a RESOLUÇÃO 09 da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), também é fundamental para a garantia da saúde das pessoas e o sucesso em futuras fiscalizações por parte dos Órgãos governamentais, bem como as demais normas técnicas que regulamentam as instalações de climatização. Nessa serie de regulamentações citadas são definidos os requisitos mínimos de engenharia para o controle dos parâmetros de qualidade do ar, como: temperatura, taxa de renovação, nível de filtragem e umidade relativa do ar climatizado.