A cultura do imediatismo está em todo lugar e manifestando-se de toda forma em diversos países e áreas da vida, especialmente no mundo dos negócios, no ambiente corporativo e consequentemente nas boas práticas da engenharia.
Se pararmos para refletir um pouco, dizer que existe uma cultura em torno do imediatismo é até, de certa forma, contraditório.
Afinal, cultura é tudo aquilo que sobrevive ao tempo, mantendo-se vivo graças ao respeito aos valores do passado, tendo em vista a preservação de um costume no futuro.
Isso é, exatamente, o que a cultura do imediatismo não representa.
Poderíamos até dizer que ela é uma anti-cultura ou contracultura.
De qualquer forma, a expressão já se tornou conhecida e bastante utilizada.
A propósito, ela é creditada ao professor Douglas Rushkoff, da New School University de Manhattan.
Foi ele quem popularizou o termo, apresentando-o pela primeira vez em seu livro “Present shock: When everything happens now” ou “Choque do presente: quando tudo acontece agora”, lançado em 2013.
No livro, o professor Rushkoff lança uma expressão para se referir ao modo como as pessoas hoje concebem o tempo: instante prolongado.
Com isso, ele quer dizer que, em uma cultura imediatista, o passado não existe e o futuro é sempre incerto.
Semanticamente, não são conclusões erradas.
“O problema está em ignorar o passado apenas por ele não poder mais ser alterado e negligenciar o planejamento apenas porque não se sabe o que o futuro nos reserva”.
Ou seja, no imediatismo, predomina uma espécie de fechamento para as lições do passado e certo desdém pelo futuro.
Ele impera a nossa forma de se relacionar com as pessoas, de fazer negócios e até mesmo na entrega dos resultados.
O agora sempre é a melhor hora!
Em minha experiência de vida, como empreendedor na área da engenharia pude perceber as consequências de decisões focadas em resultados a curto prazo e pela falta de planejamento estratégico.
Estas consequências podem ser vistas em todas as etapas de amadurecimento de um projeto com o planejamento focado em resultados em curto prazo.
Um dos principais sintomas do imediatismo no mundo dos negócios é a aplicação de investimentos focados no menor custo de implantação e no resultado Imediato.
Como eu quero resultado imediato eu foco o meu planejamento no mais baixo custo de implantação e no curto prazo de entrega, assim o período de Payback do meu projeto é menor e consequentemente eu tenho lucro imediato e todo mundo fica feliz.
De acordo com a visão imediatista podemos vivenciar outros sintomas análogos que provem da maneira de fazer negócios e construir relacionamentos como:
· Estudos técnicos inexistentes ou incompletos.
Como o foco é o resultado imediato e não em todo o ciclo de vida de um projeto, temos a percepção errônea que está etapa consome tempo desnecessário e possui preços altos. Além de não agregar valor ao projeto!
Portanto ela pode ser empurrada para as etapas posteriores ou até mesmo negligenciada. O que pode causar serias consequências.
Costumo dizer que Percepção é realidade aos olhos de quem vê!
Se algo ou alguma coisa é percebida como correta, eu não vou aplicar tempo para corrigir algo que não está errado!
· Projetos de Engenharia subdimensionados, negligentes com a solução real do problema e em desacordo com as normas e legislações pertinentes.
Vivenciei obras e instalações sendo executadas sem um projeto detalhado ou até mesmo com ausência dele por completo.
Na cultura do imediatismo que vivemos, não faz sentido planejar se o futuro é incerto. Muitas organizações atuantes em diversos mercados, sofrem consequências amargas pela falta de planejamento.
· Modalidade de contratação do tipo Turn-Key ou similares.
Como a percepção é que o as etapas anteriores de estudos técnicos e projetos de engenharia, consomem tempo e não agregam valor e representam apenas custo é cada vez mais frequente a modalidade de contratação do tipo Turn-Key em todos os tipos e tamanhos de projetos.
Especialmente para projetos de pequeno e médio porte, porém é cada vez mais comum a modalidade ser amplamente utilizada no processo de contratação de grandes empreendimentos.
Através da minha participação, vivenciei concorrências para empreendimentos de grandes organizações, além de muitas delas serem líderes em seus mercados de atuação, optarem pela modalidade do tipo Turn-Key.
O mais intrigante disso tudo é a influência externa da cultura em que vivemos.
Estas organizações em sua maioria foram fundadas em países onde a cultura do planejamento é enraizada na forma de gerenciar projetos, porém acabam se adaptando a cultura do país em qual está instalada a sua filial e a cultura local impera na forma de fazer negócios, liderar projetos e de elaborar os seu planejamento de crescimento.
Podemos visualizar estes sintomas supracitados, especialmente quando são auditadas pela matriz ou por órgãos certificadores internacionais, pois não operam nos mais altos padrões de eficiência de sua matriz.
· Execuções de projetos focados no preço e não em valor.
Aqui nesta etapa é muito comum encontrarmos profissionais empresas imediatistas que estão focados na venda e não em construir uma aliança com o seu cliente pautada na ética, compromisso, responsabilidade e um sentimento cada vez mais incomum nos dias de hoje, que é o de retribuir a confiança que nos foi depositada.
Não é incomum empresas apresentarem custos de implantação que não condizem com o projeto original, como a troca de especificações técnicas de materiais e componentes, com o objetivo de baixar o custo de implantação e vencer uma determinada concorrência, além de mudanças profundas na concepção do projeto de engenharia.
Gostou dos conhecimentos adquiridos?
Este conteúdo faz parte da minha metodologia de Treinamento chamado “O Guardião” que foi construído através da minha dedicação de mais de 20 anos de experiência na liderança de projetos e na gestão de equipes multidisciplinares, ajudando lideres e empresas a construírem resultados significativos na evolução da Produtividade, Segurança e Saúde e na proteção do Meio Ambiente.
O Treinamento tem como foco, construir a sua liderança em projetos complexos e de alto valor agregado, desenvolvido especialmente para líderes e empreendedores de visão, atuantes nos mais diversos segmentos do mercado.